Os SMAS de Torres Vedras assinalaram, a 9 de dezembro, o Dia Internacional Contra a Corrupção, com a realização de uma ação de sensibilização interna dedicada a promover a literacia e a sensibilizar para a importância do combate à corrupção no contexto da Administração Pública.
Do programa fizeram parte quatro sessões distintas que contaram com a participação de oradores/as convidados/as com reconhecida experiência nas áreas da prevenção da corrupção, proteção de dados e enquadramento legal: a Dr.ª Carla Caixinha, consultora e formadora da BDO e Associados, SROC, Lda.; o Dr. Fanha Vieira, da Fanha Vieira & Associados, Sociedade de Advogados, RL e Encarregado de Proteção de Dados dos SMAS de Torres Vedras; e a Inspetora Daniela Oliveira, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária.
Ao longo do dia, cerca de 160 trabalhadores/as foram envolvidos nesta ação que deu destaque a temas centrais como os riscos de corrupção, os deveres éticos dos/as trabalhadores/as da Administração Pública, os mecanismos de prevenção e o papel de cada pessoa na promoção de práticas transparentes no quotidiano organizacional.
Esta iniciativa assumiu um carácter estratégico com a mobilização transversal da organização na consolidação de uma cultura de responsabilidade e de confiança na relação com cada cliente.
As sessões decorreram no Auditório dos Paços do Concelho e no Espaço Salpico, localizado no Centro Operacional Municipal (COM), permitindo a participação de profissionais de diferentes áreas.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado anualmente a 9 de dezembro, tendo sido instituído pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar governos, organizações e comunidades para a necessidade de prevenir e combater a corrupção, promovendo instituições mais justas, responsáveis e transparentes.
Os SMAS de Torres Vedras, alinhados com as diretrizes nacionais, dispõem de um Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPRCIC), de um Código de Ética e Boa Conduta e de uma plataforma de denúncias, que incentiva a participação cívica no combate à corrupção.