Perguntas Frequentes

Não. Isso será feito em fatura posterior, com a última leitura

Poderá rescindir/denunciar o seu contrato por correio eletrónico ou presencialmente

Sim. Tem duas vantagens. Uma ambiental, pois não gasta papel e outra de ordem financeiro, visto que os SMAS deduzem o preço do selo de correio na tarifa fixa de água

Até 20 metros da rede pública, os ramais estão isentos. A partir dessa distância, o custo fica dependente de orçamento, caso a caso.

Os contratos poderão ser solicitados por telefone (9h00-12h00 e 14h00-16h00) e/ou por correio eletrónico, com vista a facilitar a vida de quem tenha dificuldade em fazer os contratos presencialmente. Os interessados poderão efetuar os contactos através do telefone 261 336 505 ou do endereço eletrónico utentes@smastv.pt

Neste contato, devem fornecer (se por telefone) as informações necessárias para a efetivação do contrato, tais como, identificação completa (nome, BI e NIF), morada de instalação do contador e, se for caso disso, morada para envio de fatura. Os SMAS informarão de imediato o dia da instalação do contador, ao mesmo tempo que remeterão o contrato definitivo para assinatura (com um envelope de RSF), o qual será posteriormente devolvido pelo utilizador, que enviará, igualmente, a respetiva importância por cheque ou vale de correio.

Pode celebrar um contrato com os SMAS por telefone, correio eletrónico ou presencialmente

Em regra, o máximo de 3 dias úteis

A celebração de contrato é totalmente gratuita

Por email (impresso próprio no nosso site) ou presencialmente

Sim.

a)- Aplica-se a utilizadores domésticos cuja composição do agregado familiar ultrapassa quatro elementos

b)- O tarifário para famílias numerosas consiste na isenção da tarifa fixa de água e no alargamento dos escalões da tarifa variável por cada membro do agregado familiar que ultrapasse os quatro elementos em:

                               b).1. 4 m3 no 1º escalão

                                b).2. 6 m3 no 2º e 3º escalões

c)- Para efeitos da alínea a), consideram-se membros do agregado familiar todos os residentes com domicílio fiscal no local de consumo

Sim, os SMAS têm Tarifário Social e que se consubstancia na isenção das tarifas fixas de água e saneamento e na extensão do 1º escalão da tarifa variável de água até aos 15 m3.

A tarifa social:

a)- Aplica-se a utilizadores domésticos que se encontrem numa situação de carência económica, comprovada pelo sistema da segurança social

b)- Considera-se situação de carência económica o benefício de, pelo menos, uma das seguintes prestações sociais, cujo comprovativo deve ser apresentado no ato de solicitação da atribuição da tarifa:

b).1. Complemento Solidário para Idosos;

b).2. Rendimento Social de Inserção;

b).3. Subsídio Social de Desemprego;

b).4. 1º Escalão do abono de Família;

b).5. Pensão Social de Invalidez

c)- Os utilizadores domésticos, impossibilitados de apresentar qualquer dos documentos referidos na alínea anterior e cujo rendimento bruto englobável, para efeitos de IRS,do agregado familiar, residente no mesmo domicílio fiscal, não ultrapasse uma vez e meia  o valor anual da retribuição mínima garantida (14 meses), deverão apresentar:

              c).1. Declarações de IRS, devidamente certificadas pela Autoridade Tributária, de todos os residentes no mesmo domicílio fiscal/local de consumo

               c).2. Documento legal onde se possa comprovar, inequivocamente, os residentes no mesmo domicílio fiscal/local de consumo

d)- São motivos para indeferimento do pedido de atribuição da tarifa:

              e).1. Ter contrato noutro local de consumo

               e).2. Mudança de titularidade do contrato sem comprovativo de que o anterior titular deixou de residir no local de consumo

             e).3. Ter contrato anterior com dívida aos SMAS

Pedidos de ramais de água e saneamento, contratos temporários, pedidos de análises de água, vendas de água, material (portinholas de inox), isto é, todos os serviços que obriguem a um pagamento antecipado.

Se nos pretende transmitir a sua leitura do contador de água, pode fazê-lo através da Linha Verde 800204136 (chamada gratuita), ou através da nossa linha direta 261 336 500. Pode igualmente fazê-lo por e-mail para leituras@smastv.pt ou ainda através do site dos SMAS (página inicial) e na sua área pessoal SMASTVnet ou acedendo à aplicação MyAqua.

Considere o "período de envio da sua leitura"  indicado na sua fatura, no campo “Contador de água”.

Deve Indicar apenas os números de cor ou fundo preto, apresentados no visor do seu contador. Ignore dígitos ou ponteiros de cor ou fundo vermelho, se existirem.

Aviso:
Informamos que a leitura do contador transmitida pelo cliente não substitui a realizada pelos nossos Serviços.

Os SMAS realizam a leitura dos contadores bimestralmente em todo o concelho de Torres Vedras

Para além das faturas enviadas aos clientes, pode consultar faturas e consumos através do site dos SMAS, na sua área pessoal SMASTVnet ou acedendo à aplicação MyAqua.

A faturação por estimativa consiste na emissão de uma fatura com base no cálculo médio mensal das faturas dos últimos meses. Os SMAS efetuam a leitura dos contadores bimestralmente. Nos meses em que a leitura dos contadores não é efetuada pelos SMAS ou enviada pelos clientes, o consumo considerado para a fatura é apurado por estimativa, tendo por base o consumo médio mensal dos últimos 12 meses. O acerto da faturação verificar-se-á na fatura do mês em que ocorra a leitura real, deduzindo os valores já pagos por estimativa.

A contabilização de um volume de água que não corresponda ao consumo habitual do cliente pode ser explicada por diversas circunstâncias: rotura na rede predial ou mau funcionamento dos dispositivos de utilização (torneiras, autoclismos, etc.). A conservação e manutenção da rede predial é da responsabilidade do respetivo proprietário, pelo que compete a este a deteção e a reparação de roturas ou de dispositivos de utilização. Deverá o cliente verificar a situação de possível rotura ou avaria e entrar em contato com os SMAS para uma análise do consumo.

Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.