exclamation-triangle-outline
Recursos Humanos

Caracterização

No que respeita aos recursos humanos dos SMAS, relativamente ao ano de 2020, na sequência da municipalização da gestão de resíduos urbanos foram integrados/as 50 trabalhadores/as do mapa de pessoal da Câmara Municipal de Torres Vedras no mapa de pessoal dos SMAS, tendo daí resultado um aumento de cerca de 38% do número de postos de trabalho no referido mapa comparativamente com o ano anterior.
Assim, o total de trabalhadores/as em efetividade de funções, em 31 de dezembro de 2020, era de 225 trabalhadores/as a que acrescem duas trabalhadoras em comissão de serviço na Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo-se verificado um aumento de 61 postos de trabalho.
Para além dos 50 trabalhadores/as admitidos por força da municipalização do serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, foram reforçados os quadros dos SMAS com a admissão de 15 trabalhadores/as, 10 dos/as quais na sequência de procedimentos concursais, 3 por recurso a procedimentos de mobilidade interna e 2 cujo contrato se encontrava suspenso e regressaram ao seu posto de trabalho. Verificou-se ainda a admissão de duas dirigentes, em regime de substituição, para preencher o posto de trabalho de Diretora Delegada e Chefe da Divisão de Resíduos Urbanos.
Em 2020 deixaram de exercer funções nos SMAS um total de 6 trabalhadores/as - 4 por motivo de aposentação, 1 por caducidade de contrato a termo resolutivo incerto e 1 por licença sem vencimento.
Por outro lado, atenta a necessidade de promover um adequado aproveitamento e maximização dos recursos humanos existentes para o cumprimento das atribuições dos SMAS verificaram-se algumas situações quer de mobilidades na categoria quer de mobilidade intercarreiras. Neste âmbito, passaram da carreira de assistente operacional para a carreira de assistente técnico, 3 trabalhadores, e da carreira de assistente técnico para de técnico superior, 2 trabalhadores. Também ocorreram 2 mobilidades na carreira com a passagem de um assistente técnico para coordenador técnico e um assistente operacional para encarregado operacional.
Ressalva-se o facto de que para além das designadas carreiras do regime geral ainda subsistem com as designações anteriores dois trabalhadores e uma trabalhadora que integram a carreira de informática, em virtude das suas carreiras ainda não terem sido revistas.
A distribuição dos recursos humanos do mapa de pessoal por carreira/categoria, teve a seguinte evolução:

Carreira/Categoria 2018 2019 2020
Pessoal Dirigente 5 5 7
Técnico Superior 12 14 16
Chefia Pessoal Administrativo 9 9 10
Assitente Técnico 38 41 48
Informática 2 2 3
Chefias de Pessoal Operário 13 13 14
Assistente Operacional 78 80 127
TOTAL 157 164 225
Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.