Notícias

SMAS Torres Vedras comprometidos com o Plano de Ação AgIR

21.05.2024

Alinhado com o Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste (AgIR), o Dia AgIR foi assinalado em Torres Vedras no dia 14 de maio, no Auditório dos Paços do Concelho.

O Plano de Ação AgIR, apresentado na sessão, assenta em novas abordagens e práticas de proximidade para garantir uma maior eficiência na gestão e na operação das afluências industriais e dos processos de produção.

Este Plano abrange os 23 municípios das regiões da grande Lisboa e do Oeste, estando subdividido por 4 fases, com a integração gradual dos municípios. Torres Vedras integrou a primeira fase (com 2 indústrias), a par dos municípios de Alenquer, Cadaval, Óbidos, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Vila Franca de Xira, Loures e Mafra. Os primeiros casos de sucesso das indústrias que aderiram ao Plano AgIR são reconhecidos por terem implementado medidas circulares e melhorado de forma significativa a qualidade da descarga do efluente industrial. Este ano já foram premiados com o “Selo AgIR de Qualidade Indústria em Evolução” cinco empresas, sendo uma delas a empresa torriense Campotec.

Do Plano AgIR faz também parte formação, para a qual foram convidadas a participar empresas de Torres Vedras, como casos de estudo de sucesso, como é o caso da Campotec e a Cromotorres, reconhecidas pelo bom desempenho em termos de tratamento das suas águas residuais industriais. As próximas edições da formação irão ocorrer em Torres Vedras no mês de outubro.

Na sessão do Dia AgIR foi também dado o arranque da fase II de Torres Vedras com o acompanhamento de 18 indústrias localizadas no Concelho. Para a prossecução dos trabalhos estão a ser agendadas as visitas técnicas às indústrias, sendo a expetativa grande, quer para os resultados que poderão ser obtidos, quer para a partilha de conhecimentos e promoção de boas práticas. Os objetivos passam por fortalecer a competitividade do território de Torres Vedras de forma sustentável e em parceria e articular e mover esforços para cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, colocando-os em prática, para que as águas residuais industriais se sintonizem no ciclo urbano da água sem o poluir. Além da avaliação dos processos de pré-tratamento, serão identificadas as fases do processo produtivo que podem ser otimizadas no sentido da minimização dos efluentes e melhoria da sua qualidade de descarga, não se limitando apenas às questões hídricas, mas também se debruçando sobre a eficiência dos sistemas em termos energéticos e de resíduos.

No Dia AgIR estiveram presentes as Águas do Tejo Atlântico, a equipa AgIR, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e as indústrias da região que integram a fase I e II do Plano de AgIR.

O Plano de Ação AgIR é apoiado em 4,4 milhões de euros pelo Fundo Ambiental, que prevê a sua implementação até ao primeiro semestre de 2026.

Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.