Notícias

SMAS recolheram biorresíduos nas Festas de Torres Vedras

18.11.2022

No âmbito das Festas de Torres Vedras, foram recolhidos 1.180 kg de biorresíduos pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras. Estes resíduos, que resultaram da confeção de refeições nas Tasquinhas, foram enviados para valorização orgânica para a Valorsul, onde serão tratados e transformados em composto através do processo de digestão anaeróbia.

Esta recolha piloto enquadra-se na estratégia municipal para os biorresíduos, “Torres Vedras + Bio”, para a qual existe uma candidatura ao POSEUR com previsão de arranque em 2023. Com a implementação desta estratégia, pretende-se sensibilizar e capacitar a comunidade para a separação na origem e a reciclagem dos biorresíduos, reduzir a quantidade de resíduos encaminhados para valorização energética ou aterro sanitário, promover a utilização dos resíduos como matéria-prima, bem como o combate ao desperdício alimentar, sensibilizando para uma produção e consumo mais sustentáveis.

Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.