Notícias

SMAS de Torres Vedras integram Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais

27.05.2022

O Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais da Grande Lisboa e Oeste – AgIR foi apresentado no dia 25 de maio, na Fábrica de Água de Alverca. Na ocasião, foram assinadas as cartas de compromisso que oficializam a parceria para implementação do plano, entre a Águas do Tejo Atlântico e os 23 municípios do sistema multimunicipal de saneamento da Grande Lisboa e Oeste.

A presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, Laura Rodrigues, assinou a carta de compromisso referente a Torres Vedras. Assim, os SMAS de Torres Vedras comprometem-se a participar na identificação e monitorização das situações mais problemáticas de descargas industriais nas suas redes e na capacitação para a sua resolução, avaliando os processos de pré-tratamento das indústrias e identificando as fases do processo a otimizar.

Cabe à Águas do Tejo Atlântico a coordenação e o acompanhamento do plano de ação, nomeadamente agilizar a articulação com os municípios e as indústrias ligadas aos respetivos sistemas municipais. O Município de Torres Vedras aguarda a definição do seu próprio plano, em função das caraterísticas dos seus sistemas e das suas indústrias, que compatibilize a atratividade do investimento local e a melhoria do desempenho ambiental da região.

O Plano de Ação AgIR é apoiado pelo Fundo Ambiental com uma verba de 4,4 milhões de euros para o período de 4 anos, entre 2022 e 2025.

Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.