Notícias

SMAS associou-se de novo à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

29.11.2023

No âmbito da edição deste ano da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu de 18 a 26 de novembro, com o tema “Embalagens - Não te deixes embrulhar!”, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) promoveram um conjunto de atividades.

Com as mesmas pretendeu-se, de uma forma genérica, sensibilizar para a importância da redução da produção de resíduos, para a reciclagem dos resíduos alimentares, para a reutilização de embalagens, para a redução do desperdício alimentar e para a realização de compras mais sustentáveis.

Uma dessas atividades envolveu o público escolar e aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, tendo consistido no início do projeto “Vamos construir um vermicompostor com o Doutor Compostor”. 44 alunos do 1.º ciclo do ensino básico participaram nessa atividade, com a qual se visou fomentar a compostagem doméstica e reduzir a quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro, garantindo a sua valorização através da produção de fertilizante natural.

Para o público em geral os SMAS dinamizaram, no âmbito da edição deste ano da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, quatro atividades em dias de fim de semana.

Assim, no dia 18 de novembro, no período da manhã, decorreu, no Centro de Educação Ambiental, uma sessão do projeto “Compostar é Valorizar”, tendo no final da mesma sido entregues compostores domésticos aos participantes.

Posteriormente, no período da tarde do mesmo dia, realizou-se um workshop de “Bijuteria criativa com cápsulas de café”, no Espaço do Salpico (no Centro Operacional Municipal), em que foi abordada a importância da reutilização de embalagens e do conceito de upcycling.

Também no âmbito da associação dos SMAS à edição deste ano da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos realizou-se, na manhã do dia 19 de novembro, em parceria com o Centro de Educação Ambiental, uma ação de limpeza na praia de Santa Rita.

A última atividade aconteceu no dia 25 de novembro e consistiu num workshop com o tema “Resíduos e Desperdício Alimentar”, que teve lugar no Espaço do Salpico. Com essa atividade pretendeu-se induzir a mudança comportamental com vista à redução da produção de resíduos, bem como do desperdício alimentar, e levar ao reconhecimento das vantagens do consumo de produtos a granel.

Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.