Notícias

Projeto “Compostim” foi replicado em urbanização em Paúl

25.11.2022

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras instalaram um “Compostim” na Urbanização da Velha Fonte, em Paúl, no dia 19 de novembro. O compostor comunitário irá servir três famílias, que acompanharam o processo de instalação.

Na ocasião, foi entregue aos participantes um guia prático e foi realizada uma pequena formação sobre a deposição de resíduos orgânicos no compostor. A gestão diária do Compostim será realizada pelos utilizadores, sendo um dos participantes o responsável, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e dos SMAS de Torres Vedras.

Este projeto visa aliar a compostagem à valorização do espaço público, através da criação de um jardim de plantas aromáticas na envolvência do compostor. O composto gerado pode depois ser utilizado pelos participantes na fertilização de plantas em vasos ou canteiros e no próprio jardim comunitário.

O processo de compostagem comunitária gera diversos benefícios, como a redução da quantidade de resíduos encaminhada para valorização energética ou aterro sanitário, a produção de um adubo natural, o aumento da produtividade e estrutura dos solos e maior retenção de água, o aumento da consciencialização dos cidadãos relativamente aos impactos ambientais e económicos relacionados com a gestão de resíduos orgânicos.

Numa perspetiva de replicar a ideia deste compostor-jardim comunitário, os interessados poderão contactar os SMAS de Torres Vedras através do e-mail compostagem@smastv.pt ou pelo telefone 261 336 541. 

Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.