Notícias

Torres Vedras vai ter sistema de recolha de biorresíduos

17.06.2021

A candidatura “Torres Vedras + BIO” apresentada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras ao "Aviso POSEUR-11-2020-15- Investimentos com vista à Recolha Seletiva e Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental" foi aprovada.

O “Torres Vedras + BIO” permitirá iniciar a transformação do atual paradigma de recolha e tratamento de resíduos no Concelho, no sentido da efetivação de uma economia circular. Esta operação tem como principais objetivos: implementar a recolha seletiva de biorresíduos no Município, reduzir a quantidade de resíduos cujo destino final é o aterro sanitário e preparar a implementação de um sistema Pay As You Throw (PAYT), que premeie as boas práticas e conduza ao aumento da eficiência da recolha de resíduos.

A operação prevê a implementação, até 2023, de quatro ações de recolha de biorresíduos, com uma valorização anual de 2.332 toneladas: recolha de biorresíduos na cidade; recolha de biorresíduos em Cantinas Escolares; recolha de biorresíduos no Mercado Municipal e na Cantina do Serviço Social do Município; e recolha de biorresíduos em Restaurantes, Unidades hoteleiras e Mercados.

O custo total do investimento é de 675.819 €, com uma taxa de cofinanciamento de 73.98%.

Últimas Notícias
Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.