A rede internacional URGE, que promove a economia circular no setor da construção, apresentou o Ecocentro de Torres Vedras como um caso de estudo. Enquanto entidade parceira da URGE, coube à Comunidade Intermunicipal do Oeste — OesteCIM identificar o Ecocentro enquanto uma boa prática a promover e implementar noutros pontos do território.
O documento salienta, ainda, que está a ser desenvolvido um centro para deposição seletiva de resíduos que resultem de obras executadas pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, nomeadamente nas redes de abastecimento e saneamento.
O Ecocentro é um serviço gratuito que recebe cerca de 200 toneladas de resíduos por mês.
Nesta infraestrutura, a população pode depositar seletivamente materiais usados, que terão tratamento adequado para que possam vir a ser valorizados. Entre os materiais que aqui podem ser depositados encontram-se resíduos de construção e demolição (até 2m3).
A OesteCIM é a única entidade portuguesa parceira da URGE, ao lado dos municípios de Utrecht (Países Baixos), Munique (Alemanha), Copenhaga (Dinamarca), Kavala (Grécia), Granada (Espanha), Riga (Letónia), Prato (Itália) e da empresa Nigrad d.o.o. (Eslovénia).