Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras estiveram presentes na edição deste ano da Feira de São Pedro com a exposição Água de Plástico e sessões de sensibilização sobre compostagem, lixo marinho e água não controlada.
A exposição Água de Plástico, desenvolvida em parceria com o projeto “Mar à Deriva”, abordou a temática do lixo marinho. A mostra pretendeu sensibilizar a população para esta problemática, apresentando alguns dos resíduos recolhidos nas ações de limpeza realizadas nas praias do Concelho por Lídia e Manuel Nacimento, fundadores do projeto “Mar à Deriva”.
No âmbito da exposição, decorreu uma sessão de sensibilização no dia 4 de julho, no Auditório da Feira de São Pedro, que contou com a participação de Lídia Nascimento.
As sessões de sensibilização “Compostar é valorizar” e “Água não controlada, um risco para a sua saúde” realizaram-se no Auditório da Feira de São Pedro, nos dias 30 de junho e 3 de julho, respetivamente. Estas sessões tiveram como objetivo promover e incentivar a compostagem doméstica e aumentar a adesão ao Serviço de Abastecimento e de Saneamento, alertando para os riscos para a saúde provenientes do consumo de água não controlada.
Os SMAS de Torres Vedras, enquanto entidade gestora do abastecimento de água, drenagem das águas residuais e gestão de resíduos sólidos urbanos, apostam na sensibilização da comunidade para a melhoria de comportamentos do dia a dia, tendo em vista a proteção do ambiente.