Os 90 anos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras foram comemorados a 20 de junho, no Edifício Multisserviços e no Centro Operacional Municipal, com a presença dos funcionários afetos a cada um dos equipamentos.
Na sessão no Edifício Multisserviços, a presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Torres Vedras, Laura Rodrigues, agradeceu o empenho dos funcionários dos SMAS que ao longo destes 90 anos contribuíram para “termos hoje uma estrutura que serve a população da melhor forma, com sustentabilidade e com qualidade”.
Da parte da tarde, a comemoração realizou-se no Centro Operacional Municipal com a presença do vogal do Conselho de Administração dos SMAS de Torres Vedras, Francisco Martins.
Em ambas as ocasiões, foi apresentado o vídeo “90 anos dos SMAS” realizado por alunos do Curso Profissional de Multimédia, da Escola Secundária Henriques Nogueira, e cantados os parabéns. Foram, ainda, entregues diplomas de agradecimento a funcionários aposentados.
Os SMAS de Torres Vedras foram constituídos a 20 de junho de 1934, com a designação de Serviços Municipalizados de Água e Electricidade. Em 1970, com integração do saneamento nas suas responsabilidades passam a designar-se Serviços Municipalizados de Água, Saneamento e Electricidade.
A sua importância acentuou-se a partir de 1974, com o início da Democracia que veio trazer mais autonomia para o poder local e maior poder reivindicativo para as populações.
Em 2 de fevereiro de 1982, a parte elétrica é integrada na EDP, passando os SMAS a dedicar-se exclusivamente ao abastecimento de água e ao saneamento. Em 2020, passam a integrar a gestão e recolha de resíduos sólidos urbanos.
Com cerca de 44 mil clientes, os SMAS de Torres Vedras são responsáveis pelo serviço público essencial de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos em todo o território garantindo o bem estar social, a qualidade de vida e a saúde pública da população.