Notícias

SMAS de Torres Vedras associam-se ao H2Off – A Hora da Água

18.03.2024

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras associam-se ao movimento H2Off – A Hora da Água, que desafia o país inteiro a assinalar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, fechando as torneiras às 22h00 durante 60 minutos. O objetivo da iniciativa promovida pela APDA, através da Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, é alertar para o valor inestimável e precioso da água.

A escassez hídrica está no centro de todas as atenções, sendo um desafio da Humanidade. No caso de Portugal atinge, em especial, as regiões do Alentejo e do Algarve, mas, finalmente, começa a surgir uma consciência crescente, embora ténue, entre as partes interessadas para a necessidade de alcançar um futuro com água para todos. O caminho a seguir, que tem de ser global, exige uma transformação cooperativa na abordagem à gestão dos recursos hídricos e dos respetivos ecossistemas.

O acesso à água potável e ao saneamento são direitos humanos reconhecidos pelas Nações Unidas desde 28 de julho de 2010, todavia, os números apurados no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2023 refletem uma realidade avassaladora: 2 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável e 3,6 mil milhões vivem sem saneamento.

Nesta 4.ª edição do H2Off, e na base de que cada gesto conta para uma sensibilização efetiva do verdadeiro valor da água, reforça-se a necessidade de uma maior proatividade e trabalho para dinamizar o movimento cívico, permitindo atribuir-lhe uma expressão mais abrangente e um largo envolvimento de organizações, autoridades centrais e locais e, fundamentalmente, pessoas.

Últimas Notícias
Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.