Notícias

Serviços de gestão e recolha de resíduos urbanos passam a integrar os SMAS

01.07.2020

A gestão e recolha de resíduos sólidos urbanos do Município de Torres Vedras irá passar para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) a partir do dia 1 de julho, passando a integrar a estrutura orgânica dos SMAS.

Em causa estão os serviços de gestão de resíduos urbanos e gestão do ecocentro, assim como a recolha de monstros (resíduos volumosos), resíduos verdes e resíduos de construção e demolição (RCD).

Esta integração justifica-se uma vez que estão em causa serviços sujeitos a regulação pela mesma entidade, mas também porque permite alcançar um grau de profissionalização e dedicação elevado, que terá como efeito a melhoria da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.

A gestão única com uma cultura uniforme, a gestão de clientes e de reclamações conjunta e a partilha da estrutura de suporte permitirão aos SMAS garantir sinergias e economias de escala para o futuro, dando origem a uma nova estrutura robusta e profissional que garante um serviço eficiente e de qualidade. 

Desta forma, os SMAS de Torres Vedras iniciam uma nova etapa na sua história, passando a ser responsáveis pela gestão de três áreas de serviço público essenciais, que garantem a saúde pública no território e a qualidade de vida das populações.

Recorde-se que os SMAS de Torres Vedras foram constituídos em 1934 com a designação de Serviços Municipalizados de Água, Saneamento e Eletricidade, uma vez que englobavam esta área de serviço à comunidade. Foi em 1982 que se passaram a dedicar exclusivamente ao abastecimento de água e saneamento, com a eletricidade a passar para a esfera da EDP.

Últimas Notícias
Qualidade da água

A qualidade da sua água, é a qualidade da sua vida.

Os SMAS de Torres Vedras cumprem o dever de abastecer de água a população do Concelho de Torres Vedras, em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 306/07, de 27 de Agosto.