Alguns estabelecimentos de ensino do concelho de Torres Vedras receberam, recentemente, duas exposições itinerantes, da autoria do Museu da Água, designadamente as exposições “A Água e os ODS” e “Água para Todos”. A presença destas exposições nas escolas do Concelho, resultou de uma parceria entre os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras e o Museu da Água e insere-se na candidatura "Cidadão 2030", que é financiada no âmbito do aviso “Educação Ambiental: laboratório de Cidadania”, pelo Fundo Ambiental 2024.
A exposição “A Água e os ODS” esteve presente em três instituições de ensino: a Escola Básica Padre Vítor Melícias, a Escola Secundária Madeira Torres e a Escola Secundária Henriques Nogueira.
De referir que esta exposição apresenta a água como um elemento comum a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destacando a sua importância para o alcance de um futuro mais sustentável e explora a ligação entre os diferentes ODS, e a maneira como a água desempenha um papel essencial, em cada um deles.
Por sua vez, a exposição “Água para Todos”, patente no Centro Educativo do Ramalhal, apresenta a representação dos vários temas relacionados com a água: o ciclo da água, como é que a água chega até aos consumidores, os impactos da poluição e a importância da água, para a sustentabilidade ambiental.
Estas exposições constituem uma oportunidade para os jovens aprenderem sobre o valor da água e os desafios que enfrentamos, atualmente, com a sua gestão e têm como objetivo a sensibilização dos mesmos para a importância da água e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ajudando na sua formação enquanto cidadãos mais responsáveis e comprometidos com a preservação do ambiente.
Recorde-se que o Museu da Água é tutelado pela EPAL, S.A. – Empresa Portuguesa das Águas Livres e é composto por quatro espaços dispersos pela cidade de Lisboa, todos eles constituídos por edifícios relacionados com o abastecimento da água à cidade de Lisboa, datados dos séculos XVIII e XIX: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
De referir que, de entre os vários objetivos do Museu da Água destacam-se: Estimular o uso eficiente da água; compreender o ciclo hidrológico; compreender o ciclo urbano da água e sensibilizar para as temáticas da poluição e desperdício da água.