Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras (SMASTV) marcaram presença na Feira de São Pedro, que decorreu em Torres Vedras entre 27 de junho a 7 de julho. O stand desta entidade, intitulado “A casa do cidadão 2030”, fez a simulação de uma habitação onde os visitantes foram convidados a conhecer boas práticas que qualquer cidadão pode adotar já hoje e que contribuem para um futuro mais sustentável e consciente para todos.
Entre os conselhos dados, encontravam-se exemplos de redução de consumos de água, de energia e produtos, bem como de reutilização e separação de resíduos. No local foi colocado pelos SMAS um fontanário para incentivar ao consumo de água da torneira.
Este espaço expositivo e didático remete para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas, dos quais fazem parte o ODS 6 - Garantir disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos; o ODS12 - Garantir padrões de consumo sustentáveis; e o ODS13 - Adotar medias urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
Terminada a Feira de São Pedro, a exposição irá itinerar pelas escolas do Concelho para promover a mudança comportamental e resiliência da comunidade escolar.
Esta iniciativa faz parte de um programa de sensibilização e capacitação de cidadania ativa e sustentável mais amplo, denominado “CIDADÃO 2030” que foi alvo de uma candidatura ao Fundo Ambiental.