Nos dias 4, 6 e 11 de junho irá realizar-se a ação de formação “PROFESSORES 2030 – Capacitar para os ODS”, no âmbito do projeto “CIDADÃO 2030, o qual pretende promover a capacitação de transmissividade de conteúdos e visitas técnicas com abordagem nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com foco em 3 áreas chave: abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos sólidos urbanos. Trata-se de uma Ação de Curta Duração (ACD), dirigida a professores e certificada pelo CFAE Centro – Oeste.
A ação “PROFESSORES 2030 – Capacitar para os ODS” tem a duração de 6 horas, em regime presencial, e decorre em vários locais, contando com um programa que inclui apresentação de informação temática e visitas guiadas com exploração dos percursos realizados, por especialistas.
Esta formação tem como objetivos educar e sensibilizar para a sustentabilidade e capacitar para a mudança de comportamentos acautelando a sustentabilidade do nosso planeta e a sobrevivência das gerações vindouras, destacando-se o foco na adequada gestão do recurso água, na correta gestão dos resíduos, garantindo o combate ao desperdício e o incentivo à reutilização, promovendo a reflexão e tomada de consciência individual e coletiva de forma a minimizar o impacto ambiental resultante das nossas escolhas.
As inscrições para esta ação de formação estão a decorrer e são gratuitas. Mais informações e inscrições disponíveis em https://centro-oeste.cfae.pt/formacao.
Recorde-se que o projeto “CIDADÃO 2030” é financiado no âmbito do aviso “Educação Ambiental: laboratório de Cidadania” pelo Fundo Ambiental 2024. A ação “PROFESSORES 2030 – Capacitar para os ODS” resulta de uma parceria entre os SMAS de Torres Vedras, as Águas do Vale do Tejo/EPAL, as Águas do Tejo Atlântico e a Valorsul.