A ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) certificou recentemente a excelente qualidade da água distribuída no Concelho, facto que levou à atribuição por esta entidade aos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) do Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano.
Recorde-se que os SMAS já tinham recebido este selo em anos anteriores (2022, 2021, 2019, 2018 e 2017).
Este ano os Selos de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano foram entregues durante uma cerimónia integrada no programa do 1.º SENAG - Seminário Nacional de Abastecimento de Água, realizado pela APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas), no dia 2 de outubro, no Hotel dos Templários, em Tomar.
A referida distinção foi atribuída a 83 entidades gestoras de serviço de abastecimento de água, de entre as 221 existentes a nível nacional. De referir que a atribuição dos Selos de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano constitui-se como um estímulo à melhoria contínua da prestação do serviço de abastecimento de água em Portugal, promovendo a excelência, sendo que, de acordo com o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal de 2024 (RASARP 2024), relativo a 2023, cerca de 99% da água controlada em Portugal é de boa qualidade.
Em 2023, não se registaram a nível nacional surtos epidemiológicos associados à ingestão de água para consumo humano. A taxa de cumprimento de água segura dos SMAS foi de 99,59%.
De referir a este propósito que o indicador de água segura reflete os resultados obtidos no Programa de Controlo da Qualidade da Água, que em 2023, no Concelho, incluiu 228 colheitas de água nas torneiras dos consumidores. O Programa de Controlo Operacional complementa este controlo em pontos específicos da rede de distribuição, tendo sido realizadas no âmbito do mesmo em 2023 cerca de 9.800 análises no Concelho.
Ambos os programas estão relacionados com o Plano de Segurança da Água dos SMAS, uma ferramenta de gestão diária cuja implementação se iniciou em 2016, e que dá um importante contributo para a garantia de qualidade da água no Concelho, a qual representa uma mudança de paradigma, com a avaliação do risco, o controlo sistemático e a adoção de procedimentos de segurança e proteção da água constantes, em detrimento do tradicional princípio de controlo apenas em fim de linha, ou seja, na torneira do consumidor.